Biossegurança na Estética
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Na área da saúde é indispensável o uso de EPIS, sendo importante para o profissional e seu cliente. Utilizados de maneiras corretas não ocorrerá probabilidade de proliferação de micro – organismo. São eles:
-
Luva de Amianto: Utilizada para manuseio de matérias quentes e perfurocortantes. Limpeza sempre que necessário. Durabilidade conforme estado de conservação. Descarte em lixo infectante.
-
Luva de Borracha: Utilizada para manuseio de corrosivos, tóxicos e infectados. Para cada tarefa diferente tenha um par. Necessário à limpeza e desinfecção da mesma. O tempo de utilização irá depender do estado, porém quando já estiver com mau cheiro e desgastada, descarte em lixo infectante.
-
Sobreluva: Uso único descartável. Indicada para proteger as luvas de procedimentos, caso o profissional necessite pegar objetos. Descarte em lixo infectante.
-
Luva de Procedimento: Uso único descartável. Podemos utilizar até o fim do procedimento (tendo os cuidados para não infectar). Descarte o lixo infectante.
-
Máscara: Uso único descartável. Tempo de utilização é de 02 horas, caso a mesma esteja íntegra. Descarte em lixo infectante.
-
Gorro: É uma barreira mecânica contra a possibilidade de contaminação por secreções aerossóis e produtos, além de prevenir acidentes e evitar a queda de cabelos durante o procedimento. Durabilidade de 04 horas. Descarte em lixo infectante.
-
Óculos Protetores: Uso Múltiplo. Vedação periférica e melhor adaptação ao rosto. Necessária limpeza e desinfecção a cada cliente. Guardá-lo em estojo, gaveta ou superfície limpa. Troca com frequência e dependendo do estado de conservação.
-
Avental de Pano ou Jaleco: Uso somente por 01 dia. Indicado cor branca para facilitar a visualização de sujidade. Necessário efetuar a descontaminação antes da lavagem. Dica: sempre tenha outro de reserve, recomendado no mínimo 5 aventais. Deixá – los sempre embalados. Usar somente na área de trabalho.
-
Avental descartável: Uso durante 01 dia. Descarte em lixo infectante.
-
Calçados: Devem ser fechados e com solados antiderrapantes. Atuam na segurança para proteção dos pés contra: Impactos de queda de objetos; Choques elétricos; Agentes térmicos; Agentes cortantes e escoriastes; Umidade proveniente de operações com uso de água e Respigo de produtos químicos.