Biossegurança na Estética
CONTROLE DE ESTERILIZAÇÃO
A autoclave deve ser monitorada através de registro físico, químico e biológico.
O completo processo de esterilização e registro do monitoramento da autoclave em estabelecimentos de saúde e embelezamento, além de garantir o funcionamento do equipamento, oferece à população qualidade de serviço e à equipe de trabalho segurança dos procedimentos, evitando o risco de contaminação.
Controle Físico
O processo de esterilização pelo vapor saturado sob pressão é realizado em autoclaves, tendo como princípio a destruição dos microrganismos pela ação combinada de tempo, temperatura, pressão e umidade, promovendo a termocoagulação e desnaturação das proteínas de sua estrutura celular.
A esterilização por calor seco é feita por meio de estufa que é um equipamento elétrico que propaga calor seco, tem baixo poder de penetração, realiza a esterilização de forma irregular e lenta. A destruição dos microrganismos se dá por meio da oxidação e dessecação celular.
O monitoramento físico é feito semanalmente desde a limpeza interna do equipamento até a observação das etapas do processo de esterilização.
Controle Químico
O controle químico é realizado com a utilização de indicadores químicos que são caracterizados por fitas de papel impregnadas com uma tinta termo crômica inseridas no processo de esterilização que mudam de cor quando expostas a alta temperatura no tempo certo.
Devem ser colocados indicadores externos nos pacotes a serem esterilizados essa prática indica apenas se o material passou ou não pelo processo de esterilização.
Os indicadores químicos usados para monitorar o processo de esterili-
zação em testes podem ser classificados de 1 a 6, dependendo do tipo
do processo de esterilização e do equipamento utilizado.
Os indicadores Classe 5 são indicadores integrados que são projetados para reagir com todas as variáveis críticas e é indicado para utilização em pacotes que serão esterilizados a vapor em parâmetros determinados mundialmente.
Algumas vantagens são,poder ser utilizado em qualquer ciclo134 ou 121, ou 129 graus, fácil de armazenar as informações de registro em papel e independente da cor o resultado é inconfundível.
Controle Biológico
Empacotamento do controle biológicoPara fazer o teste biológico em autoclave, coloca-se a ampola dentro do grau cirúrgico. | Inclusão do pacote na autoclaveInicia ciclo de esterilização dos instrumentos e do teste biológico. | Mini incubadoraO período de incubação requer uma mini incubadora, onde são armazenadas as ampolas. |
---|---|---|
Quebrar vidro das ampolasAs ampolas são previamente pressionadas para a quebra do vidro e a mistura dos esporos e o meio nutriente formando um meio de cultura. | Teste esterilizado e ControleColoca-se a ampola que passeou pelo processo de esterilização junto com outro indicador dito controle (que não vai para equipamento). | Leitura final após 24 a 48 horasPara analisar o resultado é necessário observar a coloração, o teste para dar positivo não deve mudar de cor (roxo), já o controle é esperado a coloração amarela (atividade microbiana). |
O controle biológico são testes que verificam a eficiência dos esterilizadores, somente eles comprovam a morte dos esporos microscópicos dentro do esterilizador, o processo é realizado com base no indicador biológico.
Os indicadores biológicos são composição aparte de esporos bacterianos separados do meio nutriente (líquido roxo) armazenados em ampolas, inseridos ao processo de esterilização que tem como objetivo demonstrar que o processo de esterilização foi alcançado.
Para fazer o teste biológico em autoclave, coloca-se a ampola dentro do grau cirúrgico iniciando todo processo de esterilização de acordo com o fabricante do equipamento. Finalizado o ciclo, abre-se o equipamento e aguarda o resfriamento para iniciar o processo de incubação.
O período de incubação requer uma mini incubadora, onde são armazenadas as ampolas e são previamente pressionadas para a quebra do vidro e a mistura dos esporos e o meio nutriente formando um meio de cultura. Coloca-se a ampola que passeou pelo processo de esterilização junto com outro indicador dito controle (que não vai para equipamento). A finalidade é testar a viabilidade dos esporos e verificar o correto funcionamento do equipamento.
Para analisar o resultado é necessário observar a coloração, o teste para dar positivo não deve mudar de cor (roxo), já o controle é esperado a coloração amarela (atividade microbiana). A leitura final é feita após 24 a 48 horas de incubação dos indicadores.
Caso o resultado dos testes químicos e biológicos apresentarem falhas, repetir o teste e se persistir suspende-lo e imediatamente acionar a manutenção, descartar todo material que foi utilizado para o novo processo.